No colégio, corriqueiramente aprendemos coisas novas. Temos o contato com profissionais que possuem importância irreversível em nossa sociedade, pois são pessoas que se dedicam a espalhar o conhecimento. Professores dedicam as suas vidas para a cada dia nos ensinar algo novo, contudo esses ensinamentos não abrangem apenas a educação acadêmica. Eles são muitas vezes mais que um educador, são amigos e conselheiros.
Todos nós temos um professor que marcou as nossas vidas, seja ele do ensino primário ou do ensino médio. É impossível entrar numa escola e não ser cultivado por eles. Neste momento você deve estar se recordando de algum desses professores que teve ao longo da vida. Ao pensar nesse assunto, milhares de memórias suscitam. Eu me lembro claramente dos meus.
Um tipo de professor que se torna inesquecível é o bravo, aquele que só de aparecer na porta da classe mais bagunceira da escola, todos ficam em silêncio. Me recordo de uma professora assim, a Vanir. Sua disciplina era a de matemática. Eu e os meus colegas tínhamos medo dela, todavia uma outra unanimidade: se você entrasse em sua sala, não sairia sem aprender a tão temida matemática. Ela foi umas das melhores professoras que eu já tive, ensinava perfeitamente os seus conteúdos. Além dos números, havia uma citação que ela sempre nos dizia “Tudo que vem fácil, volta fácil”. Esta é uma frase que eu guardo para a vida, assim como guardo ela no coração.
Educadores sempre devem nos motivar a crescer, porque se eles não fazem isso, falham em sua profissão. Quem sempre me motivou foi a Cássia, ela nos ensinava português. Contudo, me ensinou muito mais que isso. Eu a considerava a minha professora preferida, uma amiga. Ela sempre apoiou o meu amor pela literatura, sempre disse que eu seria a escritora que eu sonho ser. Queria citar tantos outros professores: Ana Paula, Sandra – história; Carlos – matemática; Georgivaldo – inglês; Priscila – ciências; Marcelo – artes; Paulo – educação física…. São tantos professores que eu queria falar sobre, porém se falasse esse pequeno texto viraria um romance. Eles ajudaram a formar o meu “EU”. Por isso, levo os seus ensinamentos comigo.